quarta-feira, 7 de novembro de 2012



 FLORA E FAUNA

 A rica e exuberante flora do país é o resultado da variedade de climas que o país tem. Graças à sua extraordinária ligação e geografia, Guatemala é um verdadeiro paraíso de numerosas espécies de flora e fauna. O manto vegetal do país é bastante variado, seja a altitude e a quantidade de chuvas. Nas terras quentes, mais chuvosas e ao longo dos rios , existe uma selva sempre verde de ambiente equatorial, onde predomina as ceibas e as caobas. Nas zonas menos úmidas, a selva faz-se mais rara, dando lugar as espécies do tipo tropical que vêem-se afetadas pelo dobro da estação. Prevalecem as árvores de zapote, a chinchona a árvore do pão. Nas zonas das terras altas e das bacias fechadas encontra-se acima dos relevos, que superam os 1.500 m de altitude, os bosques de azinheiras e coníferas. Nos 3.000 m aparece a vegetação própria da flora.
 As frondosas selvas estão povoadas de belos animais. Entre as numerosas espécies de aves destacam-se os pássaros, pica-paus, tucanos, guanes, loros, araras e especialmente o poc, uma ave mergulhadora única no mundo e , infelizmente, em vias de extinção. A ave nacional é o quetzal, de longas penas na cauda e de cores que variam com reflexo da luz. É uma ave muito escorregadiça e difícil de ser vista. No Biotipo do Quetzal Mario Day Rivera, na Serra de Chuacús, com um pouco de sorte poderá admirar a beleza da ave divina dos maias.
  Na Guatemala habitam onças, jacarés e grande variedade de cobras venenosas, como a coral e variantes tropicais como a cascavel. Destacam-se guajolotes, flamingos, felinos, ocelotes, pumas, veados, iguanas, tartarugas marinhas, cobras, tatus, tamanduás, antas e porcos e, uma infinidade de insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário